quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A grande sacanagem (indignação) Luciano Pires

Estou perplexo. A cada momento que ligo a televisão vejo um político apontando o dedo sujo para mim e dizendo: Luciano, você é um idiota. Um trouxa. Vou meter a mão no seu bolso e você vai fazer nada... Até sonho com aquele dedo sujo eu ando tendo... O que está acontecendo conosco, hein? Por muito menos alguns anos atrás as pessoas iam às ruas, e se bobear saiam na porrada. Agora agimos como se não fosse conosco. Somos diariamente ofendidos, provocados, sacaneados e nossa reação é... nenhuma? Será que fazemos parte da grande sacanagem?
Recorro então ao grande jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues que escreveu em 1968 – mais de quarenta anos atrás - o livro "Cabra Vadia". De uma das crônicas do livro, EU SOU UM EX-COVARDE, retirei um trecho delicioso que acho que explica o que se passa conosco: ”O Marcelo ouvia só e eu não parei mais de falar. Disse-lhe que, hoje, é muito difícil não ser canalha. Por toda parte, só vemos pulhas. E nem se diga que são pobres seres anônimos, obscuros, perdidos na massa. Não. Reitores, professores, sociólogos, intelectuais de todos os tipos, jovens e velhos, mocinhas e senhoras. E também os jornais e as revistas, o rádio e a TV. Quase tudo e quase todos exalam abjeção. Marcelo interrompe: `Somos todos abjetos?` Acendo outro cigarro: `Nem todos, claro.` Expliquei-lhe o óbvio, isto é, que sempre há uma meia dúzia que se salve e só Deus sabe como. `Todas as pressões trabalham para o nosso aviltamento pessoal e coletivo.` E por que essa massa de pulhas invade a vida brasileira? Claro que não é de graça nem por acaso. O que existe, por trás de tamanha degradação, é o medo.”
Ahhh.. agora entendi (texto copiado de www.primeiroprograma.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário