terça-feira, 14 de junho de 2011

Em 1928 nasceu o mito Che Guevara


Ernesto "Che" Guevara de La Serna, foi o maior líder revolucionário de todos os tempos. Nasceu na Argentina, na cidade de Rosário.
Nunca se preocupou muito com a política. Asmático, a ânsia de descobrir a cura para a sua doença, influenciou na escolha de sua carreira. Fez Medicina na Universidade Nacional de Buenos Aires.
Em 4 de janeiro de 1952, lançou-se em uma aventura pela América Latina, com 23 anos e a dois anos de sua formatura como médico. Quando voltou, escreveu em seu "Diário de Viagem": "Já não sou mais o mesmo". Conheceu um estudante de direito que se chamava Fidel Castro, um exilado Cubano.
Junto com mais 18 homens, penetraram em Sierra Maestra, na ilha de Cuba para no ano de 1959, tomar a cidade de Havana e pôr fim ao imperialismo norte-americano que habitava a pequena ilha. Os Estados Unidos estabeleceram um embargo econômico junto á mesma para que se fosse encerrada a Revolução. Mas nada disso aconteceu. Com a ajuda da União Soviética, Cuba foi se protegendo de uma tentativa de invasão americana. Lutando contra suas crises asmáticas, o revolucionário Che combateu pelo comunismo, mundo afora.
Em 19 de agosto de 1961 de passagem pelo Brasil foi condecorado com a Ordem do Cruzeiro do Sul pelo então presidente Jânio Quadros que renunciaria uma semana depois. Fidel declarou-se socialista e aproximou-se da União Soviética recebendo dela mísseis nucleares que poderiam atingir os Estados Unidos, é a "crise dos mísseis" de 1962, Kennedy ordenou o bloqueio de Cuba pela Marinha e ameaçou invadi-la. Sem consultar os cubanos, os soviéticos retiraram os mísseis.
Durante todo este período, escreveu e publicou suas principais obras. Em setembro de 1966 chegou à Bolívia para estabelecer um centro de treinamento de guerrilha, onde deveria servir de quartel-general tanto para revolucionários bolivianos quanto para aqueles que iriam chefiar revoluções em países vizinhos.
Uma série de desentendimentos entre o PC boliviano e a guerrilha fez com que o primeiro retirasse o seu apoio, deixando Guevara e seus homens completamente isolados. No dia 9 de outubro de 1967, foi assassinado covardemente por oficiais Bolivianos, patrocinados pela CIA.

A morte
No dia 8 de outubro Che Guevara foi preso no povoado de La Higuera, interior da Bolívia; no dia seguinte, por ordens da CIA, no dia 9 de outubro, aos 39 anos, foi fuzilado friamente no interior de uma pequena escola rural. Foi enterrado como um desaparecido qualquer e teve suas mãos amputadas. Não se sabe se é lenda, mas dizem que no momento em que Che já capturado, estava para ser executado, ele disse ao soldado: "Aponte bem essa arma e verás como morre um homem".


Copiado de www.primeiroprograma.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário